SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Squiggles, clowns and Catherine Wheels: violation of the self and its vicissitudesA clínica em Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

LINS, Maria Ivone Accioly. Término da análise em Freud e em Winnicott. Nat. hum. [online]. 1999, vol.1, n.1, pp.75-89. ISSN 1517-2430.

A comparação entre Freud e Winnicott, quanto ao término da análise, faz-se na ótica das relações entre o feminino e o masculino. Explora-se o diferencial de conceituação no entendimento dos processos pulsional e identificatório, da natureza da dissociação observada na clínica e da eficácia dos meios terapêuticos utilizados. A contribuição de Winnicott, de uma relação puramente feminina ao seio, dá-se no prolongamento da reflexão freudiana sobre o narcisismo primário, constituindo um instigante deslocamento no que diz respeito às idéias e às práticas da psicanálise clássica. Ressalta-se uma nova visão dos opostos masculino/feminino: ao invés de designarem predicados do sujeito (fálico-castrado) ou de suas condutas (ativo-passivo), indicam a complementaridade entre dois tipos de relações, levando-se em conta o tempo e o espaço onde elas se dão.

Palavras-chave : Feminino/Masculino; Inveja do pênis/Castração; Relação de objeto/Relação de identificação; Dissociação/Integração; Término da análise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português