SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Indicación formal y juicio reflexionante. El discurso filosófico y sus desafíosA função da angústia na metapsicologia freudiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

FRAGOZO, Fernando. Conceito e decisão: fenomenologia, indicações formais e a viabilidade da "ciência do ser". Nat. hum. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.53-64. ISSN 1517-2430.

Este artigo visa a apresentar e analisar a delimitação, a definição e o método propostos por Heidegger para a elaboração da "ciência do ser" em Os problemas fundamentais da fenomenologia, de 1927, e Ser e tempo. Trata-se de apresentar a definição da ontologia em contraposição às visões-de-mundo e às ciências positivas, ressaltando a peculiariedade de seu objeto, cuja tematização demanda um procedimento fenomenológico próprio marcado pelo que Heidegger denomina "indicação formal" e que encontra sua realização central e primordial na analítica existencial de Ser e tempo. A análise do sentido crítico e transcendental do projeto da ciência do ser é realizada e, por fim, a viabilidade do projeto considerada à luz da aporia em que se constitui.

Palavras-chave : Heidegger; Fenomenologia; Indicações formais; Ontologia fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )