SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2A função proibitivo-referencial do indício formalRecalcamento e passibilidade na leitura de Freud por Michel Henry índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

DEZAN, Stéfani Zanovello  e  MISHIMA-GOMES, Fernanda Kimie Tavares. O retraimento e a agressividade infantil: como proteger-se da ameaça familiar?. Nat. hum. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.120-143. ISSN 1517-2430.

A influência do ambiente na sintomatologia da criança deve ser considerada no contexto de atendimento psicológico em clínica-escola. As ideias do desenvolvimento emocional descritas por Winnicott são de extrema relevância na compreensão da dinâmica infantil e familiar. Apresenta-se um caso clínico de um menino de 10 anos, atendido em uma universidade pública devido a queixa de agressividade, tristeza e retraimento desde a morte do avô. Realizaram-se dez sessões: três de entrevista, duas lúdicas, uma familiar, uma para aplicação do procedimento de Desenhos-Estória e três devolutivas. Percebeu-se uma dinâmica familiar conflituosa: a criança não confiava no ambiente, sentia-se sozinha, retraindo-se para proteger-se da ameaça do mundo externo, com prejuízos na expressão da criatividade e no estilo de ser pessoal. Com o atendimento psicológico será fornecido cuidado afetivo para auxiliar a criança na retomada de seu desenvolvimento emocional.

Palavras-chave : Provisão ambiental; desenvolvimento emocional; Winnicott; família; criança; psicoterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )