SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número17A criação do Programa Nacional de DST e Aids como marco para a inclusão da idéia de direitos cidadãos na agenda governamental brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

BERNARDES, Anita; PELLICCIOLI, Eduardo  e  GUARESCHI, Neuza. Saúde pública: publicização do Brasil. Rev. psicol. polít. [online]. 2009, vol.9, n.17, pp.11-24. ISSN 2175-1390.

Este artigo objetiva problematizar o público na articulação com a constituição do campo da saúde pública no Brasil. Trata-se de uma genealogia do público no que tange aos modos como este se aproxima do campo da saúde e às formas de subjetivação produzidas nessa articulação. A emergência desse campo encontra suas condições de possibilidade na formulação do público como um dispositivo da modernidade. Para a construção dessa discussão, serão utilizadas algumas linhas histórico-políticas referentes à saúde pública no Brasil. Tais estratégias subsidiam a compreensão do campo da saúde pública como um território do outro, um outro desfiliado do privado, um outro que expressa o modo de existência de certa formação histórica que publiciza aquilo que lhe escapa.

Palavras-chave : Dispositivo; Público; Saúde pública; Formas de subjetivação; Modernidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )