SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número18Psicologia social como psicologia política?: A proposta de psicologia social crítica de Sílvia LaneO pessoal torna-se político: o papel do Estado no monitoramento da violência contra as mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

GONZALEZ-SUAREZ, Mirta. Psicologia politica para a democracia, os direitos humanos e desenvolvimento acadêmico: partilhando as experiências de Costa Rica. Rev. psicol. polít. [online]. 2009, vol.9, n.18, pp.237-257. ISSN 2175-1390.

A psicologia é imersa na política, que é um eixo transeversal de acção directamente relacionado com a tomada de decisões no contexto das estruturas de poder. Este artigo diz ao respeito do desenvolvimento de uma visão política para a mudança social baseada na Faculdade de Psicologia da Universidade de Costa Rica. Analisa o contexto histórico-social, a regulamentação das universidades, os objectivos da corrida e algumas notáveis experiências na luta pelos direitos humanos. Refere-se à psicologia da libertação como opção ética, que envolve os profissionais independentes e uma visão de passado e futuro, em benefício da saúde mental e desenvolvimento das pessoas, especialmente aquelas mais vulneráveis e exploradas. As aulas centram-se na necessidade de reforçar a autoconhecimento que proporciona uma sinergia entre as universidades, organizações e o Estado para a construção participativa de políticas públicas, incluindo a posição de solidariedade na distribuição dos recursos para a prossecução de os direitos humanos e a proteção ambiental.

Palavras-chave : Psicologia política; Direitos humanos; Saúde mental; Desenvolvimento acadêmico; Psicologia social da libertação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )