SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número27Deslocamentos na Governamentalidade: a subjetivação como resistência ético-política em FoucaultA minoria modelo: uma análise das representações de indivíduos orientais em propagandas no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

MACHADO, Frederico Viana. Subjetivação política e identidade: contribuições de jacques rancière para a psicologia política. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.27, pp.261-280. ISSN 1519-549X.

Visando contribuir com o arcabouço teórico da psicologia política brasileira, o presente trabalho apresenta o pensamento de Jacques Rancière, de modo a situar um conjunto de conceitos que podem ser úteis às pesquisas desenvolvidas neste campo. Centraremos a análise da obra do autor em torno do conceito de subjetivação política por duas razões principais. Em primeiro lugar, por ser neste conceito que reside a possibilidade de expansão da democracia, constituindo-se como o trabalho mesmo da política. Em segundo lugar, pelas contribuições que a noção de subjetivação política traz para pensarmos o conceito de identidade. Ao final, apresentamos as implicações deste corpo conceitual para debater alguns impasses teóricos atuais da psicologia política, refletindo sobre a definição mesma desta disciplina.

Palavras-chave : Psicologia Política; Jacques Rancière; Subjetivação Política; Identidade; Democracia.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )