SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número27População em situação de rua no Rio de Janeiro: novos tempos, velhos métodosFalso abuso sexual em varas de família: dilemas na elaboração do parecer psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

CARVALHO, Marina Wanderley Vilar de  e  CARRETEIRO, Teresa Cristina Othenio Cordeiro. História de vida judicial: reflexões a partir da vivência de penas alternativas. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.27, pp.351-364. ISSN 1519-549X.

Este texto explora as relações com a justiça estabelecidas por pessoas que estiveram ou estão cumprindo "penas alternativas". Discute-se, inicialmente, o que representa esta modalidade penal e, posteriormente, parte-se para a análise baseada em pesquisa cuja metodologia se apoiou na historia de vida judiciária. A análise das narrativas serve de base para questionarmos as "modulações" que a justiça assume na vida daqueles capturados pelo sistema judicial: as práticas do Poder Judiciário moldam-se a cada situação de encontro entre um cidadão e a instituição justiça; este encontro entre um primeiro que decide sobre a vida do segundo parece tomar a forma de mecanismos modulatórios da existência. O texto termina com uma discussão psicanalítica sobre justiça e sobre a importância de construirmos outras formas de resolução de conflito, a partir de uma perspectiva ética.

Palavras-chave : Penas alternativas; História de vida; Judicialização; Produção de subjetividade; Psicologia Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )