SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Propensão para inovar e criatividade: um estudo com adultos trabalhadores portuguesesAvaliação do Teste de Associação Implícita numa amostra de estudantes de Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

KINPARA, Minoru Martins. Um estudo da interação professor-aluno a partir da análise do processo de construção de conhecimentos. Psic [online]. 2008, vol.9, n.2, pp.197-210. ISSN 1676-7314.

O objetivo deste trabalho é mostrar a interação professor-aluno a partir do processo de construção de conhecimento, avaliando a distância que existe entre o que realmente faz o professor em sua aula e o ideal de prática pedagógica que se desprende da investigação educativa, pois acreditamos que a percepção dessa distância constitui um elemento crucial para refletir sobre os problemas que acompanham a intervenção educativa. Para isso, fizemos um estudo e investigamos a prática educativa, utilizando o sistema de análise desenvolvido pelo catedrático Emilio Sánchez e seus colaboradores do Departmento de Psicología Evolutiva e da Educação da Universidade de Salamanca, dentro da linha de pesquisa denominada "A interação aluno-professor". O referido sistema está estruturado em três dimensões (o que se faz, quem faz e como se faz) que nos permitiram analisar os dados coletados durante o desenvolvimento do processo de construção de conhecimentos na sala de aula pesquisada. O que se faz são os conteúdos desenvolvidos na interação, quem faz se refere ao grau de responsabilidade alcançado pelos alunos na relação e o como se faz é o modo.

Palavras-chave : Interação professor-aluno; Análise da prática educativa; Construção de conhecimento; Compreensão de textos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )