SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Parâmetros psicométricos da Escala Internacional de Inteligência Leiter-R para Crianças Pré-EscolaresCaracterização e Avaliação de um Procedimento de Coleta de Dados Online (CORP) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

PETRUCCI, Giovanna Wanderley; BORSA, Juliane Callegaro; BARBOSA, Altemir José Gonçalves  e  KOLLER, Sílvia Helena. Adaptação cultural e evidências de validade da Escala de Relacionamento Professor-Aluno. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.1, pp.133-142. ISSN 1677-0471.

Este artigo descreve os procedimentos de adaptação e validação da Escala de Relacionamento Professor-Aluno – Versão Reduzida (ERPA) para o contexto brasileiro. A ERPA avalia a visão dos professores sobre a qualidade do seu relacionamento com cada aluno(a) a partir de indicadores de conflito e afinidade na relação. Participaram do estudo 31 professoras do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental de quatro escolas da cidade de Porto Alegre. Modelagens de equações estruturais exploratórias confirmaram a estrutura bifatorial do instrumento original, fornecendo índices adequados de ajuste do modelo. A análise de validade convergente com medida correlata apresentou resultados satisfatórios. Constatou-se que os relacionamentos das professoras são mais positivos com as meninas do que com os meninos. A versão adaptada da ERPA demonstra ser uma medida útil para a avaliação da qualidade do relacionamento professor-aluno no contexto brasileiro.

Palavras-chave : relacionamento professor-aluno; infância; adaptação; validação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )