SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Relato de Experiência: Intervenções em Psicologia Escolar na Educação Profissional e Tecnológica na PandemiaPrograma para Promoção de Competências Emocionais em Crianças para Educadores (PROMCE-E): Relato de Experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

COLOME, Carolina Schmitt; DANTAS, Cândida Prates  e  ZAPPE, Jana Gonçalves. Dinâmica Relacional das Redes Sociais Significativas de Mães de Filhos com Transtorno do Espectro Autista. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2023, vol.23, n.2, pp.607-628.  Epub 03-Maio-2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2023.77701.

O diagnóstico de um filho com Transtorno do Espectro Autista se configura como evento estressor para a família, especialmente para as mães, podendo trazer implicações relacionais, sociais e emocionais para estas. Este estudo buscou compreender as repercussões do diagnóstico de TEA na dinâmica relacional das redes sociais significativas maternas. Trata-se de estudo qualitativo, descritivo e exploratório, do qual participaram 12 mães de filhos com TEA. Os dados foram coletados através de entrevistas reflexivas e do mapa de redes sociais significativas, analisados por meio da Teoria Fundamentada nos Dados. Identificou-se uma diminuição do número de vínculos nas redes sociais significativas das participantes após o diagnóstico do filho. Nas relações familiares, houve aumento de vínculos, embora as mães não se sentissem suficientemente apoiadas; nas relações extrafamiliares, houve diminuição de membros, mas observou-se a presença de apoio satisfatório entre alguns vínculos situados nesse contexto. Conclui-se que, para que a rede possa ser efetiva no oferecimento de apoio social, é preciso conjugar a disponibilidade materna para receber apoio e o preparo dos membros das redes sociais para manejar as especificidades do TEA. Assim, sugere-se maior investimento na instrumentalização das redes sociais significativas para acolhimento do processo vivenciado por mães de filhos com TEA.

Palavras-chave : autismo; distúrbios globais do desenvolvimento; redes sociais; mães..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )