SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Intervenção cognitivo-comportamental em paciente com constipação intestinal: relato de casoA TCC no pré e pós operatório de cirurgia cardiovascular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

FRASSETTO, Silvana Soriano  e  BAKOS, Daniela Di Giorgio Schneider. Terapia cognitivo-comportamental infantil em situação de separação conjugal: estudo de caso. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2010, vol.6, n.1, pp.155-172. ISSN 1808-5687.

Estudo de caso de uma criança com Transtorno Fonológico relacionado a conflitos familiares e separação conjugal, atendido de acordo com o modelo da Terapia Cognitivo-Comportamental. Tem como objetivo descrever a abordagem de tratamento realizada, enfocando a aliança terapêutica estabelecida com a paciente, as técnicas cognitivas e comportamentais utilizadas e os resultados do processo terapêutico. O manejo terapêutico baseou-se fundamentalmente na utilização de atividades lúdicas, desenhos, técnica de role-play e intervenções com os pais. Ao final de 20 sessões com a menina e seis com os pais, mudanças positivas puderam ser observadas na criança, como uma maior aceitação do processo de separação e um melhor relacionamento estabelecido com seus pais. Além disso, os pais estabeleceram um diálogo saudável, melhorando a sua compreensão da importância de um ambiente psicologicamente saudável para o desenvolvimento da criança. Permitir tais mudanças neste período inicial de desenvolvimento é extremamente importante, uma vez que afetam diretamente a construção esquemática do indivíduo, que ocorre a partir da interação da criança com a família e outros ambientes em que atua.

Palavras-chave : Separação Conjugal; Terapia Cognitivo-Comportamental; Transtorno Fonológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )