SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Dependência química e abordagem centrada na pessoa: contribuições e desafios em uma comunidade terapêuticaOs valores e a sua importância para a teoria da clínica da abordagem centrada na pessoa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Resumo

STANKOVSKAYA, Elena. Experiência emocional: aplicando a abordagem centrada na pessoa para a prática da análise existencial. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2014, vol.20, n.1, pp.77-85. ISSN 1809-6867.

Este artigo enfoca a questão da integração das idéias de abordagens centradas na pessoa e existenciais. Especificamente, ele mostra como a noção de C. Rogers de condições "necessárias e suficientes"; para uma terapia bem sucedida está firmemente incorporado na prática da análise existencial e logoterapia, e funciona como uma base para enfrentar intervenções. O trabalho analisa as semelhanças e diferenças do trabalho com as experiências emocionais em E. Gendlin de foco e análise existencial pessoal de A. Längle. Mostrou-se que, apesar da divergência de terminologia, há uma semelhança considerável em seus princípios de valores e diretrizes teóricas. A contribuição potencial de combinar essas duas abordagens para a psicoterapia é discsussed. O artigo conclui com um caso de ilustração prática.

Palavras-chave : Psicoterapia centrada na pessoa; Psicoterapia existencial; Com foco; Análise existencial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )