SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Narrativas de vida de estudantes universitários: uma análise do sentido existencial por meio da autobiografia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da Abordagem Gestáltica

versão impressa ISSN 1809-6867

Rev. abordagem gestalt. vol.27 no.3 Goiânia set./dez. 2021

 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Adriano Holanda

Editor

 

 

Nesse terceiro número, finalizamos o ano com um conjunto bastante rico e diversificado de temáticas. Dois relatos de pesquisa trazem as narrativas de estudsntes univesitários, buscando seu sentido existencial por meio da autobiografia; e uma proposta compreensiva para sentidos de parentalidade na contemporaneidade.

Na sequência, duas importantes revisões de literatura: uma sobre conjugalidade e infertilidade feminina; e outra relacinando fenomenologia e psicologia da saúde, no contexto da produção acadêmica brasileira.

Finalmente, temos um conjunto de estudos teóricos, começando por uma compreensão fenomenológica do estágio de convivência nos casos de adoção. Gestalt-Terapia e Daniel Stern aparece no tema s seguir, discutindo corporeidade e afetividade na psicoterapia. Cultura e antropologia surgem num debate em torno das lições de um xamã Yanomami para a construção de uma identidade pós-antropocêntrica. A Fenomenologia de Husserl marca sua presença num manuscrito que debate o sujeito anímico e o sujeito espiritual nas Ideias II. Em seguida, o pensamento existencial também marca sua presença no diálogo com a angústia existencial na prática psicoterapêutica; e, finalmente, encerramos este número com um relato acerca da recepção, circulaçãoo e disciplinarização da Gestalt-Terapia no estado do Mato Grosso do Sul, importante difusor da abordagem no nosso país.

Boa leitura a todos!

 

 

(Este número foi finalizado em 04 de agosto de 2021)

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons