SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Actitudes y hábitos asociados al uso de las TICs en alumnos de psicología índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia para América Latina

versão On-line ISSN 1870-350X

Resumo

COMIN, Fabio Scorsolini-; SOUZA, Laura Vilela e  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Discursos sobre a aprovação da união estável de homossexuais em um grupo de discussão virtual. Psicol. Am. Lat. [online]. 2013, n.25, pp.15-131. ISSN 1870-350X.

O objetivo deste estudo foi compreender, a partir de uma abordagem construcionista social, de que modo os repertórios interpretativos sobre a união estável entre homossexuais são utilizados em uma rede social. Foram analisados os comentários dos participantes de um grupo de discussão de uma rede social, em resposta à notícia sobre o reconhecimento da extensão para casais homossexuais, da legislação que regula a união estável, publicada no dia 5 de maio de 2011. Nas conversas analisadas, notam-se dois movimentos distintos: a necessidade de uniformização do sentido de família sob a égide religiosa, heteronormativa e pautada na procriação; e a necessidade de abarcar as diferentes possibilidades de definição do que seria uma unidade familiar, o que inclui a efetivação da união estável entre pessoas do mesmo sexo. Conhecer as repercussões éticas e políticas do uso desses repertórios, que não são neutros, pode ampliar o convite para que outras vozes possam ser cotejadas e trazidas à baila, a fim de que novos sentidos sejam reconhecidos em seu potencial transformador.

Palavras-chave : homossexualidade; gênero; família; construcionismo social.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )