SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Caracterização da Violência Sexual a partir de Denúncias e Sentenças JudiciaisO Câncer de Mama na Percepção de Mulheres Mastectomizadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

ROTSTEIN, Eduardo. O Lugar da Metapsicologia na Psicanálise. Psicol. pesq. [online]. 2012, vol.6, n.1, pp.29-39. ISSN 1982-1247.

A otherrente contradição contida no discurso freudiano, que, por um lado, afirma a procedência exclusivamente empírica da Psicanálise e, por outro, reconhece a presença de especulação em seu interior, enseja a questão central do presente artigo: que importância tem a Metapsicologia - a teoria especulativa de Freud - para o empreendimento psicanalítico? A afirmação da proveniência empírica da Psicanálise perde sua força, principalmente, sob a consideração da influência que o pensamento hegemônico à época de Freud exerceu sobre seu discurso epistemológico. Em controtherrtida, os desenvolvimentos sobre a Metapsicologia e sobre suas relações com a Metafísica reforçam a hipótese de que a Metapsicologia é indispensável ao exercício da Psicanálise. Tudo indica, com efeito, que a teoria metapsicológica repousa sobre a suposição - inverificável empiricamente - da existência do inconsciente, justamente o objeto ao qual se voltam a investigação e a prática analítica. O caráter especulativo do inconsciente não exclui, contudo, a vinculação da Psicanálise à experiência, pois a suposição desse objeto é o principio que orienta o exercício da clínica analítica e propicia as manifestações verificadas em seu curso.

Palavras-chave : Psicanálise; metapsicologia; inconsciente; especulação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )