SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3A letra chinesa e a clínica lacanianaSujeito, subjetividade e "ciência" em Freud e Lacan: algumas considerações teóricas prévias a uma intercessão-pesquisa no campo da saúde mental coletiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Subjetividades

versão impressa ISSN 2359-0769versão On-line ISSN 2359-0777

Resumo

MAI, Luanza Pavesi  e  MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos. O fantasma atuado em narrativas de assassinatos cruéis: uma leitura psicanalítica. Rev. Subj. [online]. 2014, vol.14, n.3, pp.405-417. ISSN 2359-0769.

Este artigo apresenta a proposta de pensar psicanaliticamente a experiência de um suposto leitor frente a algumas narrativas de crimes de assassinatos cruéis contidas no livro Serial Killer: Louco ou Cruel? Trata-se de resultado parcial da dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, sob o título "A narrativa de crimes de assassinatos cruéis: um estudo psicanalítico", que se propôs a investigar as possíveis manifestações inconscientes que podem estar presentes durante a leitura de livros que narram crimes de assassinatos cruéis e expõem diversos casos, dos quais, para o presente artigo, foram escolhidos "O casal letal" e "Theodore Robert Bundy". Inspirando-se, essencialmente, nas ideias de André Green sobre o desligamento e em textos de Freud, lançaram-se duas hipóteses básicas, a saber: (1) a existência de um núcleo comum a esse gênero de narrativas e (2) a presença de um convite à perversão feito pelo escritor ao leitor a partir da escrita dessas narrativas. Concluiu-se que esse núcleo comum de fato existe e que está relacionado não só à "realização" de desejo, o que é quase óbvio, mas também a manifestações inconscientes, tais como a cena originária, a fantasia de espancamento e, finalmente, o complexo da mãe morta.

Palavras-chave : psicanálise; psicanálise e literatura; narrativas de assassinatos hediondos; fantasma atuado; manifestações inconscientes.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons