SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número139Os role playing games (RPGS) como uma ferramenta em psicoterapia: um estudo de casoReflexões sobre ética na supervisão em psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

FACCIOLI, Juliana Sarantopoulos  e  SCHELINI, Patrícia Waltz. A frequência de pensamentos contrafactuais em pessoas com e sem sinais indicativos de depressão. Bol. psicol [online]. 2013, vol.63, n.139, pp.201-216. ISSN 0006-5943.

O pensamento contrafactual (PC) refere-se a elaborações mentais de alternativas para eventos passados e apresentam importante função adaptativa. Os objetivos desse estudo foram verificar e comparar a frequência de PCs entre pessoas com e sem sinais indicativos de depressão e comparar em quais condições as pessoas dos dois grupos evocam mais pensamentos contrafactuais. Participaram do estudo 42 adultos, idade média de 43 anos, sendo 85% mulheres, divididos em dois grupos: com e sem sinais indicativos de depressão. Cada participante, respondeu, individualmente, a uma entrevista semi-estruturada, ao BDI e BAI e a um instrumento estruturado para avaliar pensamentos contrafactuais em adultos. No geral, pessoas sem indicações de depressão relataram menos pensamentos contrafactuais e estes foram evocados com mais frequência, quando solicitados explicitamente.

Palavras-chave : Pensamento contrafactual; pensamento imaginativo; depressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )