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Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

MALISKA, Maurício Eugênio. Entre corpo e linguagem: a voz na ópera. Tempo psicanal. [online]. 2012, vol.44, n.1, pp.71-82. ISSN 0101-4838.

Este texto analisa a voz no canto lírico e a sua relação com o corpo e a linguagem no interior da clínica psicanalítica. Quando a voz se presta ao canto, tal como na ópera, ela parece se desprender da forte presença do simbólico mundo da linguagem para tocar no corpo. Faz ecoar um real do corpo que não cessa de não se inscrever, em que a palavra perde sua conexão com o simbólico para se tornar pura voz, desprovida da lei significante. Na ópera, o que está em cena é uma voz que não é puramente linguagem, tal como na fala, nem mesmo aquela do corpo como puro som, mas uma voz que aponta para o "realinguagem" da clínica psicanalítica.

Palavras-chave : voz; ópera; corpo; gozo; linguagem.

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