SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Sujeito, corpo e um espelho (cibernético): a memória em imagem e em discursoDevastação e gozo na ópera Erwartung opus 17,de Schoenberg índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838

Resumo

RODRIGUES, Alexandra Arnold  e  CANIATO, Angela Maria Pires. Rupturas, experiências de choque e o elogio a crua e nua realidade: prenúncios do trauma no fenômeno das Bodymodifications. Tempo psicanal. [online]. 2014, vol.46, n.1, pp.98-113. ISSN 0101-4838.

Este artigo problematiza a condição traumatogênica da modernidade no que tange as experiências de choque e a paixão pelo Real tematizadas por autores como Christoph Türcke e Slavoj Zizek que, em nossa hipótese, se "encarnam" em fenômenos como das Bodymodifications. Para tanto, propõe-se um diálogo entre Psicanálise e as injunções histórico-culturais contemporâneas, munido de uma análise-interpretativa do material colhido no site www.bmezine.com. Entende-se que a economia pulsional ligada a tais práticas é correlata ao trauma e ao vício como compulsão a repetição: as feridas autoimpingidas pelos adeptos situam uma tentativa, ainda que inócua, de ligar o excesso energético. Sob uma explícita expressão do amalgama dialético entre pulsão de morte e pulsão de vida emerge o fracasso do princípio de prazer.

Palavras-chave : trauma; modernidade; Bodymodifications; repetição compulsiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )