SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número103Ebony and ivory, 2Carta aberta endereçada ao antirracista que nos habita: Negros e negras - desafios para tomar posse do território psicanalítico - o tornar-se analista (Por ações reparatórias) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

CIDADE, Wania Maria Coelho Ferreira. Questões raciais e formação psicanalítica É tudo para ontem. J. psicanal. [online]. 2022, vol.55, n.103, pp.141-148.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 0103-5835.  https://doi.org/10.5935/0103-5835.v55n103.10.

O artigo pretende tratar de reivindicações que nasceram nos Movimentos Sociais Negros, mas que atingem as instituições psicanalíticas na medida em que tratam da exclusão dos negros dos lugares de saber e poder, e em que buscam recontar a história a partir de seus próprios conhecimentos, instalando novas narrativas que rompem com a opressão e o silenciamento oriundos do sistema colonial. O texto traz sinteticamente a história do movimento psicanalítico no Brasil para mostrar como a formação na área embranqueceu, apesar de em seus primórdios a psicanálise ter contado com a participação de precursores e pioneiros negros. O artigo visa principalmente tornar pública a necessidade de ampliação do acesso à pessoas negras no processo de formação psicanalítica.

Palavras-chave : branquitude; instituições psicanalíticas; negação; racismo; colonização do conhecimento.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )