SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número75Distúrbios de aprendizagem na visão do professor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

CAMPOS, Lúcia Galvão do Amaral; GOLDBERG, Tamara Beres Lederer; CAPELLINI, Simone Aparecida  e  PADULA, Niura Aparecida de Moura Ribeiro. Caracterização do desempenho de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em provas operatórias: estudos de casos. Rev. psicopedag. [online]. 2007, vol.24, n.75, pp.218-228. ISSN 0103-8486.

Este trabalho teve por objetivo caracterizar o desempenho de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em provas operatórias. Participaram deste estudo seis crianças, de ambos os gêneros e com faixa etária entre 8 e 12 anos de idade, cursando Ensino Fundamental, com diagnóstico interdisciplinar de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Foram aplicadas duas provas operatórias: Conservação de Quantidades Contínuas e Descontínuas do exame clínico de Piaget, utilizando-se, no mínimo, de quatro sessões. A análise foi baseada nas respostas e justificativas emitidas pelos pacientes. Todos os pacientes forneceram, em grande parte, respostas não-conservadoras e foram classificados na fase pré-operatória do desenvolvimento. Os resultados sugerem que as provas operatórias possibilitaram a análise das estruturas cognitivas. A aplicação das provas e a análise das respostas permitiram estabelecer, nas crianças avaliadas, o nível de desenvolvimento das estruturas cognitivas, lógica de conservação de quantidades, não só aproximando a visão da equipe profissional para a causa da dificuldade do raciocínio lógico daqueles pacientes, mas também favorecendo a investigação problemática e a escolha da conduta. Ademais, não se verificou comprometimento da estruturação cognitiva. As provas mostraram, ainda, ser um instrumento de avaliação que contribuiu não apenas para o diagnóstico, mas ainda como ferramenta auxiliar ao profissional que se proponha a acompanhar crianças com TDAH.

Palavras-chave : Aprendizagem; Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; diagnóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons