Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Psicopedagogia
versão impressa ISSN 0103-8486
Resumo
SCATTONE, Cristiane e MASINI, Elcie F. S.. O software educativo no processo de ensino-aprendizagem: um estudo de opinião de alunos de uma quarta série do ensino fundamental. Rev. psicopedag. [online]. 2007, vol.24, n.75, pp.240-250. ISSN 0103-8486.
Esta pesquisa refere-se à opinião de alguns educandos sobre os softwares educativos em seu próprio processo de aprendizagem. Este trabalho surgiu do atendimento psicopedagógico, em consultório, a aprendizes que, por diversos motivos, apresentavam resistência a aprender. Esta investigação coletou dados de alunos de uma classe da quarta série do ensino fundamental, por meio de questionário. Para apreciação objetiva, foi realizada uma análise percentual das respostas fechadas e uma análise qualitativa das respostas abertas, buscando-se assim compreender a contribuição dos softwares educativos na aprendizagem. Constatou-se que os softwares educativos desafiaram e aguçaram a curiosidade dos educandos e que, com a utilização deste recurso, o fato de errar não inibiu os educandos e até favoreceu o processo de ensino-aprendizagem. A análise evidenciou que o uso desse recurso despertou o interesse e a motivação dos educandos pela aprendizagem. Frente a isso, cabe enfatizar a importância dos softwares educativos para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave : Processo de ensino-aprendizagem; Software educativo; Recurso psicopedagógico; Resistência para o aprender.