SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número78Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental e ações psico & pedagógicasAutonomia e mudança na escola: novos rumos dos processos de ensino-aprendizagem no brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MUNIMOS, Silvia Szterling. Há algo mais no consultório psicopedagógico do que sonha a nossa vã filosofia. Rev. psicopedag. [online]. 2008, vol.25, n.78, pp.271-281. ISSN 0103-8486.

Toda intervenção clínica psicopedagógica pressupõe uma determinada concepção do sujeito que (des)aprende. Diferentemente das clínicas que concebem o sujeito como um mosaico de funções a serem reeducadas de maneira mais ou menos previsível, partimos do pressuposto de que a criança ou o adolescente que nos vem consultar é um sujeito do inconsciente, falado por suas palavras e agido por seus desejos. Propomo-nos então, neste artigo, a discorrer brevemente sobre o modo de funcionamento do inconsciente, tal como aportado por Freud e revisitado depois por Jacques Lacan, a fim de repensarmos uma hipotética intervenção clínica a partir desse enfoque teórico.

Palavras-chave : Psicopedagogia; Psicanálise; Ciências do comportamento; Psychopedagogy; Psychoanalysis; Behavioral sciences.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons