SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Clínica LGBT: contribuições do psicodrama para superação do estigma e da discriminaçãoPsicodrama com crianças: das intervenções clínicas às psicossociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

SOARES, Luisa Villela  e  PENSO, Maria Aparecida. Proposta de intervenção com Grupo Multifamiliar com famílias nomeadas pela escola como violentas. Rev. bras. psicodrama [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.15-24. ISSN 0104-5393.

Este artigo apresenta os resultados da utilização da metodologia de reuniões multifamiliares, com famílias indicadas pela escola como portadoras de relações violentas na sua dinâmica, numa perspectiva de prevenção à violência contra crianças e adolescentes e também algumas reflexões sobre a forma como essas famílias funcionam. A pesquisa explorou o material produzido em cinco encontros com oito famílias, em que se buscou construir com as famílias uma abordagem que possibilitasse pensar nas relações familiares e no que consideravam risco ou potencialidade no seu funcionamento. Os resultados mostraram que a violência presente no cotidiano é refletida diretamente na vida familiar. Essa violência em grande parte deve-se ao enfraquecimento do Estado em cumprir seu papel na garantia dos direitos.

Palavras-chave : Relações familiares; Intervenção social; Violência; Prevenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )