Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Acta Comportamentalia
versão impressa ISSN 0188-8145
Resumo
SALVATORI, Amanda et al. Matching de identidade com estímulos compostos e o ensino de notas musicais. Acta comport. [online]. 2012, vol.20, n.3, pp.287-298. ISSN 0188-8145.
O presente estudo teve o objetivo de estabelecer relações condicionais emergentes entre os nomes escritos de notas musicais (A - "do", "fa" e "si"), suas representações na pauta musical (B) e os sons tocados no piano (C) e flauta (C'). Cinco universitários foram submetidos a um treino de matching de identidade com estímulos compostos AB-AB. O teste A-B avaliou se emergiram relações condicionais entre os estímulos que compuseram os estímulos compostos no treino. No teste AC-B, o estímulo C foi introduzido. Em seguida, no teste C-A avaliou-se se novas relações condicionais entre os nomes escritos e o som das notas musicais emergiram. Por fim, um teste de generalização avaliou a extensão do controle para novos estímulos auditivos (C'- sons das notas tocados na flauta) e nomes escritos das notas musicais (Teste C'-A). Os resultados indicaram que para quatro dos cinco participantes houve a emergência de novas relações condicionais entre os nomes escritos de notas musicais, suas representações na pauta musical e os sons tocados no piano e flauta. Portanto, o treino de matching de identidade com estímulos compostos é um procedimento efetivo para o estabelecimento de relações condicionais emergentes no caso do ensino de notas musicais.
Palavras-chave : matching de identidade; estímulos compostos; relações de equivalência; discriminação condicional; clicar; humanos.