SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Extravasamento trabalho-família: quando é que as condições de trabalho contribuem para práticas maternas abusivas?Fortalecendo redes sociais: desafios e possibilidade na prevenção ao uso de drogas na atenção primária à saúde fortalecendo redes sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

LOURENCO, Lélio Moura  e  SENRA, Luciana Xavier. A violência familiar como fator de risco para o bullying escolar: contexto e possibilidades de intervenção. Aletheia [online]. 2012, n.37, pp.42-56. ISSN 1413-0394.

A violência doméstica (VD) ou familiar afeta a população mundial prejudicando a saúde, liberdade e bem-estar de indivíduos, famílias e comunidades. O bullying, um tipo de violência escolar, envolve comportamentos agressivos intencionais e repetitivos, físicos e psicológicos entre pares, visando prejuízo daquele percebido como frágil e indefeso. Pode relacionar-se às diversas experiências familiares e comunitárias. Realizou-se uma revisão de literatura com busca eletrônica pelos descritores bullying, violência doméstica e violência intrafamiliar nas bases Web of Science, Medline, PsycInfo, Dialnet e Redalyc, que tratassem da VD como fator de risco para bullying. Considerou-se autor, periódico, ano, metodologia e impactos desencadeados. Selecionaram-se 59 artigos. Os países mais produtivos foram EUA (50.85%) e Espanha (25.42%); 35.56% dos artigos apontaram a vítima de VD como vítima-agressora de bullying; e que os prejuízos e mais comuns são danos físicos, psicológicos, comportamentais e sociais para crianças e adolescentes, como apontaram 33.9% das publicações.

Palavras-chave : Violência doméstica ou familiar; Bullying; Revisão sistemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )