SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Estilos de vida de adolescentes escolares no sul do BrasilProcessos de fortalecimento em um Movimento Comunitário de Saúde Mental no Nordeste do Brasil: novos espaços para a loucura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

COIN-CARVALHO, João Eduardo  e  ESPOSITO, Fabiana Cristina Federico. Desafios nas ações de atenção primária: estudo sobre a instalação de programa de visitas domiciliares para mães adolescentes. Aletheia [online]. 2012, n.37, pp.149-161. ISSN 1413-0394.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca se confirmar como intervenção emancipadora e transformadora dos sujeitos, consideradas a preocupação com o acolhimento e a especificidade da atenção, como no caso mães adolescentes. O objetivo deste trabalho foi estudar as condições para a implantação de um programa de visitadoras domiciliares para adolescentes puérperas em parceria com ESF. O trabalho teve como participantes 84 moradores e 15 profissionais de saúde, ao longo de 51 encontros e reuniões. Os resultados revelam mulheres e funcionários que se acusam mutuamente de "invasores", confrontando duas perspectivas em relação ao lugar da ação de saúde: a "UBS", marcada pelo controle técnico-institucional, e o "Posto", patrimônio da comunidade. Concluímos que a formação especifica de profissionais e estudos sobre as histórias das relações entre a comunidade e os serviços públicos são pontos de partida que profissionais e comunidade possam se reconhecer como parceiros das ações de saúde.

Palavras-chave : Estratégia saúde da família; Visitas domiciliares; Maternidade adolescente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )