SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Estudos conceituais na análise do comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CARVALHO, Ana M. A; IMPERIO-HAMBURGER, Amélia  e  PEDROSA, Maria Isabel. Dados e tirados: teoria e experiência na pesquisa em psicologia. Temas psicol. [online]. 1999, vol.7, n.3, pp.205-212. ISSN 1413-389X.

Discute-se a imbricação teoria-observação. Qualquer teorização parte do observado, recortado e constituído como dado por um referencial de pensamento que ele retroalimenta e transforma. Método se define nessa imbricação: é pensamento sistemático, não específico de uma disciplina, moldado por um quadro teórico e organizador da experiência, construindo conhecimento compartilhável sobre o fenômeno-alvo. Ilustra-se o argumento com um trabalho de observação de um grupo de crianças em brincadeiras livres, objetivando identificar determinação e indeterminação no fenômeno psicológico. Explicita-se como as opções de procedimento espelham referenciais teóricos particulares: movimento browniano, auto-organização e sociabilidade como fundamento do sistema biológico-cultural observado. Mostra-se como o dado assim construído apreende a natureza desse sistema, conduzindo à formulação de princípios de sua sociabilidade (orientação da atenção, compartilhamento e persistência de significados) - ou como o dado se torna "tirado".

Palavras-chave : observação e teoria; interdisciplinaridade; auto-organização; interação de crianças; sociabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons