SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Diagnóstico e caracterização de indivíduos com necessidades educacionais especiais: produção científica nacional entre 1981 e 1998Discurso sobre drogas nas instituições públicas do DF índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula; FERREIRA, Júlio Romero; MENDES, Enicéia Gonçalves  e  GLAT, Rosana. O que revelam as teses e dissertações sobre linguagem e comunicação da pessoa com necessidades especiais?. Temas psicol. [online]. 2002, vol.10, n.1, pp.27-38. ISSN 1413-389X.

A análise de 356 teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação em Educação e Psicologia de 23 universidades brasileiras sobre a pessoa com necessidades especiais revelou que 23% deste acervo foi dedicado a investigar o processo ensino-aprendizagem. Os subtemas identificados foram: linguagem/comunicação, práticas educativas e desenvolvimento cognitivo, habilidades artísticas, físicas e esportivas, habilidades básicas e interação professor-aluno e manejo de classe. Os trinta e cinco estudos sobre linguagem/comunicação apresentados no artigo foram fundamentados em quatro teorias: construtivismo piagetiano, sociointeracionismo de Vygotsky, análise experimental do comportamento e fenomenologia. As pesquisas favorecem uma visão otimista da Educação Especial pois são eloqüentes em evidenciar as possibilidades de aquisição de habilidades, conceitos e atitudes das pessoas com deficiência, desde que sejam consideradas com muita atenção as condições de ensino-aprendizagem. Tais condições envolvem desde materiais apropriados e programação adequada até melhoria da formação dos professores e das próprias instituições.

Palavras-chave : produção discente; pessoa com deficiência; linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )