SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Registros históricos do Conselho de Psicologia da sétima região (CRP-07) no período da ditadura no BrasilIdéias divulgadas em São Paulo durante o processo histórico da regulamentação da profissão de psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. Trajetórias da história da psicologia em Santa Catarina: criação do curso de psicologia na UFSC. Temas psicol. [online]. 2009, vol.17, n.1, pp.105-118. ISSN 1413-389X.

O Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) completou, em 2008, trinta anos de implantação, sendo um marco na história da psicologia em Santa Catarina, por ser o primeiro curso do Estado, mudando o perfil da profissão na região. O objetivo da pesquisa foi conhecer a história da criação do Departamento de Psicologia e do respectivo Curso de Graduação, sua relação com o momento histórico da universidade e com o desenvolvimento socioeconômico do Estado de Santa Catarina, destacando o contexto da consolidação da profissão de psicologia neste Estado. Para tanto, situa-se a história da psicologia em Santa Catarina anterior à criação do Curso de Psicologia da UFSC, justamente para que se possa compreender a importância deste fato histórico na trajetória desta ciência e profissão no Estado. Depois, descreve-se como ocorreram os meandros da criação do Departamento de Psicologia na UFSC, e os caminhos trilhados para a criação do referido curso. Por fim, discute-se o papel deste no cenário hodierno na psicologia em Santa Catarina e no Brasil.

Palavras-chave : História da Formação em Psicologia; História das Instituições em Psicologia; Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina; História da Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons