SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Explorando a associação entre QI e diferentes desfechos de vida: resultados de uma amostra longitudinal de gêmeos monozigóticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

COLOM, Roberto  e  FLORES-MENDOZA, Carmen. O capital humano e as riquezas das nações. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp.15-30. ISSN 1413-389X.

Apresenta-se uma discussão sobre o Capital Humano (CH) e o desenvolvimento nacional. Em primeiro lugar, se observa que a associação entre o nível educativo dos cidadãos e a riqueza dos países é da ordem de 0,30 a 0,40. Por outro lado, a relação entre o desempenho escolar (avaliado pelas provas PISA ou TIMSS) e a capacidade intelectual (medida en QI) é de 0,82. A associação entre o nível intelectual dos cidadãos e a riqueza dos países é de 0,70. O QI, portanto, parece ser uma das características mais importantes do CH. Finalmente, se discute como o efeito Flynn (ganhos cognitivos de geração) justifica uma positiva perspectiva para o crescimento dos países em desenvolvimento.

Palavras-chave : Capital humano; Capacidade intelectual; Desempenho escolar; Riqueza das nações.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )