SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Cartografia clínica em plantão psicológico: investigação interventiva num projeto de atenção psicológica em distrito policial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

NYLANDER, Pamella Isabela Alvarez et al. Educadores infantis: aspectos da formação profissional e do trabalho em creche. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp.571-584. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2012.2-21.

O estudo com educadores de creche tornou-se relevante à medida que este profissional passou a ser reconhecido como promotor do desenvolvimento infantil. Conhecer quem são, o que fazem e o que sentem acerca do seu próprio trabalho é uma questão atual para a pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Nesse sentido, o presente estudo, ao se pautar por uma abordagem ecológica do desenvolvimento humano, reconhece a escola como contexto primário onde o educador e a criança se relacionam e são envolvidos em processos promotores de aquisições e alterações mútuas. Com essa perspectiva, foram entrevistados 20 educadores por meio da aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, o que correspondeu ao total de profissionais nessa condição funcional na instituição. O perfil sociodemográfico gerado revelou que os participantes em sua totalidade eram mulheres, sendo que a maioria tinha idade superior a 35 anos (70%), apresentou experiência anterior de trabalho com crianças de pelo menos dois anos (90%) e frequentou cursos de capacitação em período recente (90%). Em relação ao seu trabalho em creche, as maiores dificuldades estiveram direcionadas primeiramente ao relacionamento com os pais dos alunos, seguidas pelo salário e o ambiente físico da escola. Sobre os aspectos cansativos de sua rotina de trabalho, destacaram o esforço físico e as emoções presentes no relacionamento com as crianças e a comunicação com os pais. Os resultados encontrados ressaltam a importância de se compreender o trabalho realizado em contextos como creches e escolas a partir do ponto de vista dos próprios educadores infantis, oferecendo elementos que possam sustentar intervenções que motivem o seu contínuo aperfeiçoamento profissional, a prevenção do seu desgaste físico e emocional e potencializar o impacto positivo de tais medidas no desenvolvimento da criança.

Palavras-chave : Educador infantil; Formação profissional; Trabalho em creche.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )