SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Investigação de suspeita de abuso sexual infantojuvenil: o Protocolo NICHDRastreamento da depressão no contexto da insuficiência renal crônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

WURDIG, Karolina Kuhn  e  MOTTA, Roberta Fin. Representações midiáticas da internação compulsória de usuários de drogas. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.433-444. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2014.2-13.

O presente artigo teve intuito de refletir sobre a expansão da proposta da internação compulsória como estratégia de tratamento aos usuários de drogas, em que se percebeu a importância que os meios de comunicação apresentam ao explicitar e fomentar algumas propostas. Para isso, foi realizada a análise do discurso acerca do tema internação compulsória de usuários de drogas produzidos pelo jornal Zero Hora, destacando alguns discursos que possibilitam a expressão dessa prática e de seus enlaces. O artigo tem como perspectiva de análise a Psicologia Social Crítica e a Hermenêutica de Profundidade que discorreu acerca das influencias ideológicas, da comunicação de massa, dos poderes envolvidos e da relação de dominação que se apresenta. Enquanto escolha do material para análise, foram utilizadas as reportagens do jornal, com disponibilidade online, referentes ao ano de 2013. Conclui-se que os discursos e a expansão do tema pela mídia possibilitaram compreender a relação que a história da loucura apresenta com os discursos acerca dos usuários de crack, em que há uma repetição do olhar e formas diferentes de estigmatizar esse novo protagonista.

Palavras-chave : Internação compulsória; drogas; meios de comunicação; Psicologia Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )