SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Avaliação das habilidades sociais em adultos idosos e adultosRede de proteção: o olhar de profissionais do sistema de garantia de direitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CARLOTTO, Mary Sandra; RODRIGUEZ, Sandra Yvonne Spiendler  e  CAMARA, Sheila Gonçalves. Tradução, adaptação e exploração das propriedades psicométricas da Escala de Emoções no Trabalho (EET) em uma amostra de psicólogos. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.717-725. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2016.2-17.

O trabalho emocional diz respeito ao esforço do trabalhador em regular suas emoções na tentativa de expressar emoções socialmente desejadas no âmbito da sua profissão. Este artigo analisou a adequação do modelo fatorial original da Escala de Emoções no Trabalho (ETE) proposta por Brotheridge e Lee (2003), que avalia a duração, a frequência, a intensidade, a variabilidade, a profundidade e a superficialidade das emoções no contexto de trabalho. Participaram do estudo 518 psicólogos do estado do Rio Grande do Sul. Foi realizada Análise Fatorial Confirmatória, a qual demonstrou que os melhores índices de ajustamento foram encontrados na distribuição em quatro fatores: frequência, intensidade, variabilidade e regulação emocional. Quanto à fidedignidade, foram encontrados índices satisfatórios, variando de 0,67 a 0,84. Assim, o instrumento é indicado para a avaliação do trabalho emocional, permitindo subsidiar intervenções de promoção e prevenção da gestão emocional.

Palavras-chave : Trabalho emocional; escalas; análise factorial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )