Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
PsicoUSF
versão impressa ISSN 1413-8271
Resumo
FONSECA, Marília Saldanha da. Aquisição de drogas: um estudo entre estudantes brasileiros. PsicoUSF [online]. 2002, vol.7, n.2, pp.153-162. ISSN 1413-8271.
O crescente consumo de drogas no Brasil atinge uma população cada vez mais jovem, inclusive estudantes. Os levantamentos epidemiológicos realizados entre alunos brasileiros de educação básica concluíram que a grande maioria dos alunos nunca teve contato com drogas, exceto tabaco e álcool. Quanto aos usuários, é avaliado o modo como agem para que se possa adotar contramedidas. O presente estudo tem como objetivo investigar os canais que os estudantes usuários utilizam para adquirirem as drogas (forma e/ou local). Os resultados apontam em primeiro lugar os amigos, seguidos de traficantes, farmácias, outros e familiares. Conclui-se pela necessidade das escolas promoverem ações preventivas que reduzam os riscos do abuso de drogas entre os estudantes, adotando um conjunto de medidas que visem a uma educação para a saúde e para a qualidade de vida. Destaca-se a importância das contribuições do psicólogo da saúde, atuando na prevenção primária, secundária e terciária.
Palavras-chave : Consumo de drogas; Pesquisa epidemiológica; Aquisição de drogas; Ações preventivas; Psicologia da saúde.