SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Supervisão: estilos, satisfação e sintomas depressivos em estagiários de psicologiaQualidade do sono e depressão: que relações sintomáticas em crianças de idade escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

TOMITA, Laura Mendes; COSTA JUNIOR, Áderson Luiz  e  MORAES, Antônio Bento Alves de. Ansiedade materna manifestada durante o tratamento odontológico de seus filhos. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.2, pp.249-256. ISSN 1413-8271.

A ansiedade manifestada pela criança durante o atendimento odontológico constitui um elemento potencialmente prejudicial à realização do tratamento bucal. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar os comportamentos de dez mães durante sessões seqüenciais de atendimento odontológico de seus filhos. Todas as sessões foram filmadas em videoteipe com marcas sonoras a cada 15 segundos, indicando os momentos em que foram efetuados os registros dos comportamentos. Um mapeamento geral do repertório de comportamentos permitiu apontar padrões comuns a todas as participantes e padrões específicos, indicadores de maior ansiedade de algumas participantes. Proporcionalmente, o procedimento de anestesia injetável evocou maior freqüência de comportamentos indicadores de respostas de ansiedade das mães. O cirurgião-dentista, atento aos comportamentos de pais e acompanhantes de crianças, pode adotar estratégias que reduzam a ansiedade dos pais, aumentando a freqüência de comportamentos colaborativos da criança com o tratamento.

Palavras-chave : Ansiedade em odontologia; Comportamentos de mãe; Análise de comportamentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )