SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1O curso de pedagogia e condições para o desenvolvimento da criatividadeEstudo de validade de uma escala de desempenho em tecnologias para estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão impressa ISSN 1413-8557

Resumo

BOCK, Vivien Rose  e  SARRIERA, Jorge Castellá. O grupo operativo intervindo na Síndrome de Burnout. Psicol. esc. educ. [online]. 2006, vol.10, n.1, pp.31-39. ISSN 1413-8557.

O presente estudo teve como objetivo verificar a alteração do nível de Burnout em professores por intermédio da intervenção da técnica de grupos operativos. A amostra foi composta por professores de 5ª a 8ª série de uma escola particular de Porto Alegre, subdividindo-se em dois grupos, o de controle e o experimental, com 12 professores em cada grupo. Para medir a Síndrome de Burnout foi utilizado o MBI (Maslach Burnout Inventory). Após a primeira aplicação do teste em todos os professores, realizaram-se 9 encontros sob a técnica de grupos operativos com o grupo experimental e posteriormente, todos responderam novamente ao teste. Os resultados demonstraram aumento do nível de Burnout, bem como nas suas dimensões: esgotamento emocional, realização profissional e despersonalização para o grupo experimental. Na análise da intervenção constatou-se a importância tanto da sensibilização profissional do trabalho docente como do apoio social entre os professores como estratégias para a prevenção e o enfrentamento da Síndrome de Burnout.

Palavras-chave : Burnout; Grupo psicoterápico; Estresse.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português