SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52Produzindo medicalização: uma revisão bibliográfica sobre encaminhamentos da educação escolar à saúdeTranstorno do espectro autista: capacitação de professores para atividades escolares em grupo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

FERREIRA, Alisson Vinicius Silva  e  BORGES, Lucienne Martins. Longe de casa: atendimento psicológico e indicadores de saúde mental de imigrantes universitários. Psicol. educ. [online]. 2021, n.52, pp.64-73. ISSN 1414-6975.  https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i52p54-63.

Diante da internacionalização do ensino superior e, consequentemente, dos desafios de adaptação cultural e acadêmica que os imigrantes universitários tendem a enfrentar ao adentrar em uma universidade estrangeira, este estudo buscou investigar as principais demandas e o perfil dos imigrantes que buscaram o serviço de psicologia de uma universidade brasileira com vocação internacional. Para tal investigação foi utilizada uma análise documental referente aos atendimentos individuais realizados nos anos de 2016 e 2017. Em termos de conclusão, destacou-se a relação entre a distância cultural, o gênero e o perfil dos cursos em que os imigrantes estavam matriculados com a busca de atendimento psicológico e as demandas de saúde mental e educacionais.

Palavras-chave : Imigrantes universitários; Mobilidade acadêmica; Saúde mental; Atendimento psicológico; Interculturalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons