SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Análise de teses e dissertações em avaliação psicológica disponíveis na BVS-PSI BrasilO tratamento da ansiedade por intermédio da acupuntura: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CORDEIRO, Rosineide de Lourdes Meira et al. Meninas de moral: experiências socioeducativas em um bairro popular do Recife. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.1, pp.188-199. ISSN 1414-9893.

Este artigo apresenta uma experiência de extensão universitária que objetivou promover um espaço socioeducativo com adolescentes do sexo feminino no universo dos direitos sexuais e sociais. O projeto foi desenvolvido por duas estudantes de Psicologia e dois de Serviço Social, sob orientação docente, com dez garotas de idade entre 12 e 14 anos, majoritariamente afro-descendentes, moradoras da periferia da cidade do Recife, Pernambuco. O artigo enfoca o uso do termo menina de moral pelas adolescentes que, dentre outros significados e implicações, envolve uso de força física, ameaças verbais e drogas lícitas e ilícitas como elementos que conferem ou mantêm status e respeito entre pares. As ações da menina de moral sinalizam uma série de estratégias elaboradas pelas adolescentes ante as singularidades do contexto social em que estão inseridas e revelam que os condicionantes de geração são entremeados por fatores como gênero, classe social, raça e etnia.

Palavras-chave : Garotas; Classes populares; Violência; Drogas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )