SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22O caso metapsicológico: o papel da construção e da ficção em psicanáliseAs condições epistemológicas do discurso sobre o inconsciente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

CARDOSO, Ubirajara Cardoso de. Teoria dos quatro discursos, pesquisa psicanalítica e laço social entre psicanalistas. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2008, vol.12, n.22, pp.155-166. ISSN 1415-1138.

O texto trata da teoria lacaniana dos quatro discursos fundamentais que Lacan, em 1969, propôs com os nomes de “Amo”, “Universitário”, “Histeria” e “Analista”. Nesta redação de trabalho também será proposta uma escritura de discurso, quiçá ainda não formulada. Chamaremos de discurso do pesquisador psicanalítico ou da pesquisa psicanalítica. Partindo primeiramente de um desenvolvimento introdutório sobre o lugar do silêncio na escritura dos quatro discursos fundamentais, o texto interrogará depois o problema da especificidade do laço social de psicanalistas, debatendo com proposições do psicanalista Philippe Julien. A apresentação do discurso do pesquisador será feita em discrepância com o autor francês, já que prevê outra resolução do problema.

Palavras-chave : Psicanálise; Teoria dos quatro discursos; Silêncio; Pesquisa psicanalítica; Laço social entre psicanalistas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português