SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número22Teoria dos quatro discursos, pesquisa psicanalítica e laço social entre psicanalistasVir a ser psicanalista: caminho sem fim índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

VELOSO, Helena. As condições epistemológicas do discurso sobre o inconsciente. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2008, vol.12, n.22, pp.167-180. ISSN 1415-1138.

Este artigo aborda as condições epistemológicas do discurso sobre o inconsciente utilizando autores da epistemologia e da psicanálise. Indicamos a emergência e a trajetória do discurso científico para discutirmos as relações entre a psicanálise e a ciência. Perguntamonos se a episteme que Descartes inaugura pode ser a mesma em que se insere a psicanálise, se esta estaria subordinada às coordenadas da ciência moderna. Concluímos sustentando que as condições epistemológicas do discurso sobre o inconsciente devem ser consideradas outras que a da ciência moderna, reconhecidas como pertencentes a um modo de produção de conhecimento que se distingue do da ciência moderna por incluir o real em seu campo operatório, e esse modo de produção é o que caracteriza a ciência contemporânea.

Palavras-chave : Psicanálise; Inconsciente; Ciência; Modernidade; Contemporaneidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português