SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número31Família no processo de alfabetização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Resumo

ANTUNEZ, Andrés Eduardo Aguirre et al. Rodas de conversa na universidade pública durante a pandemia covid-19: educação e saúde mental. Constr. psicopedag. [online]. 2021, vol.30, n.31, pp.6-18. ISSN 1415-6954.  https://doi.org/10.37388/CP2021/v30n31a01.

Desde o início da pandemia Covid-19, o Escritório de Saúde Mental da Pró-Reitoria de Graduação da USP tem oferecido acolhimentos, pesquisas e ações de promoção a saúde de estudantes de graduação e pós-graduação, mediados pelas tecnologias digitais. Dentre as modalidades oferecidas, a Roda de Conversa tem como foco a abordagem socioemocional e pretende sensibilizar, construir e fortalecer redes de apoio entre estudantes, professores e funcionários e seu principal objetivo é acolher de forma ágil a demanda de ajuda decorrente dos problemas psicológicos e emocionais relacionados ao distanciamento físico. Diversas formas de interação e estratégias de mediação baseadas na construção de conhecimento a partir da experiência vivida foram utilizadas. A Roda de Conversa propicia o compartilhamento de ansiedades, medos e esperanças de seus participantes. Cada fala pode ser representativa de um sentimento grupal, mas também pode levar a diferenças e discordâncias que evidenciam a alteridade e é através desse espaço de diálogo, interação e reflexão que se busca estabelecer a conexão e a empatia. As Rodas de Conversa foram realizadas em seis Unidades de Ensino, atendendo-se às demandas específicas de cada uma delas: algumas apenas com estudantes de graduação e/ou pós-graduação, outras só com funcionários e outras envolvendo docentes e discentes. Os resultados mostram que as Rodas de Conversa possibilitam o compartilhamento de dificuldades comuns, promovem uma forma de comunicação colaborativa e fortalecem o vínculo entre os participantes favorecendo a experiência de pertencimento. Concluiu-se que as Rodas de Conversa podem ampliar o autoconhecimento em relação ao sofrimento vivido por meio da expressão verbal e das reflexões em grupo decorrentes.

Palavras-chave : Saúde mental; Educação; Universidade; Covid-19.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons