SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número12Perfil sociodemográfico, eventos de vida e características afetivas de pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento por hemodialise e diálise peritoneal: Um estudo crítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologo informacao

versão impressa ISSN 1415-8809

Psicol inf. vol.12 no.12 São Paulo out. 2008

 

Editorial

 

Temos a satisfação de apresentar mais uma edição da Revista Psicólogo inFormação. São aqui publicados resultados de investigações científicas, procurando manter-nos fiéis aos objetivos do presente periódico que são os de favorecer a iniciação da escrita científica de alunos de Psicologia, facilitar a troca de conhecimentos entre Pós-Graduação e Graduação em Psicologia e, com isso, incentivar a educação continuada, mas sem perder de vista contextos mais amplos e a publicação da interlocução da psicologia com àreas afins.
Com isso, esperamos que essa edição atenda aos objetivos e contribua para a ampliação e desenvolvimento do conhecimento em psicologia e ciências afins.
Essa edição é agraciada com relatos de pesquisa, apresentando um primeiro artigo que avalia o "perfil sociodemográfico, eventos de vida e características afetivas de pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento por hemodiálise e diálise peritoneal", fruto de uma parceria entre Hospital das Clínicas da FMUSP e Santa Casa de Misericórdia de Maceió; (SCMM). A seguir, trazemos a público outro relato que trata da "resiliência", ou seja, da capacidade humana de enfrentar obstáculos na vida, e que verifica essa capacidade em adolescentes e as possíveis diferenças entre o gênero masculino e feminino.

Um terceiro relato de pesquisa refere-se a um estudo clínico que realiza uma ";avaliação cognitiva de crianças com inibição intelectual" e que busca verificar a relação entre distúrbios emocionais e dificuldades de aprendizagem escolar em crianças com inteligência normal.
Na sequência, é apresentado o relato de uma investigação qualitativa sobre o ";sentido de aprender psicologia para alunos de graduação em fisioterapia", que procura salientar a importância da apropriação, pelos estudantes, de conhecimentos dos aspectos subjetivos que possam favorecer a compreensão das relações terapeuta-paciente.
Finalizando esta edição, é apresentado outro relato de pesquisa que versa sobre as ";relações entre desempenho na escrita de palavras e o conhecimento morfológico em crianças", indicando que esse conhecimento, ou seja, a estrutura do significado das palavras mantém uma relação positiva com o desempenho na escrita de palavras.
Com mais esta edição esperamos contribuir para a ampliação do conhecimento e manter a vitalidade da Revista, que tem se nutrido, por um lado, com a contribuição de pesquisadores e pensadores das áreas afins e da psicologia em particular, e, por outro lado, com o apoio incondicional da Universidade Metodista de São Paulo, que tem se primado pela louvável iniciativa de manter viva a divulgação do conhecimento nessa área.

As Editoras