SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A assistência psicológica através da escuta clínica durante a internaçãoPsicologia Hospitalar: reflexões a partir de uma experiencia de estagio supervisionado junto ao setor Obstétrico-Pediátrico de um Hospital Público do interior de Rondônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

BORINE, Bruno; ASSIS, Cleber Lizardo de; LOPES, Mariana de Souza  e  SANTINI, Thayssa de Oliveira. Estresse hospitalar em equipe multidisciplinar de hospital público do interior de Rondônia. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.1, pp.22-40. ISSN 1516-0858.

Introdução: Os profissionais de saúde, em particular, àqueles que se dedicam a trabalhar em unidades de emergência estão submetidos a um auto nível de estresse, o que pode prejudicar tanto o estado emocional do profissional quanto do paciente à medida que sua concentração, capacidade de decisão, limiar de irritabilidade, raciocínio, reflexos, serenidade, sensibilidade, encontram-se bastante comprometidos. Objetivo: identificar os níveis de estresse dos profissionais plantonistas de uma Unidade de Saúde. Método: Pesquisa de cunho quantitativo, descritivo com amostra de 28 profissionais plantonistas de uma Unidade Hospitalar, a partir de aplicação do instrumento Job Scale Stress adaptado para o português como Escala de Estresse no Trabalho, que possui 17 questões para avaliar as dimensões - demanda psicológica, controle (discernimento intelectual e autoridade) e apoio Social. Resultados: demonstraram escore alto para a dimensão demanda psicológica e escore baixo para as dimensões controle e apoio social, indicativo de sofrimento psíquico e estresse; Discussão: A experiência de estresse é multifacetada, pois existem diversas dimensões que podem colaborar para o surgimento de problemas no ambiente de trabalho, assim, sugere-se que novos estudos sejam feitos para uma maior investigação sobre tais dimensões. Conclusão: Os resultados reforçam ainda a importância da averiguação sobre o estresse ocupacional em profissionais que trabalham em unidades de saúde, lidando direta e indiretamente com os pacientes, pois, como se sabe, a pressão que os trabalhadores recebem em seu ambiente de trabalho influenciam de maneira significativa o bem-estar dos mesmos. Destaca-se ainda, a necessidade de novas pesquisas nesse contexto, em especial, na investigação de fatores diferenciais de estresse por idade e gênero.

Palavras-chave : Psicologia hospitalar; Estresse ocupacional; Equipe hospitalar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )