SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A conspiração do silêncio no ambiente hospitalar: quando o não falar faz barulhoOs possíveis porquês do cuidar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

GOIDANICH, Marcia  e  GUZZO, Fabíola. Concepções de vida e sentimentos vivenciados por pacientes frente ao processo de Hospitalização:: O Paciente Cirúrgico. Rev. SBPH [online]. 2012, vol.15, n.1, pp.232-248. ISSN 1516-0858.

A elaboração deste artigo partiu de uma experiência de Estágio Profissionalizante em Psicologia Clínica, realizado na unidade cirúrgica do Hospital de Caridade, localizado na cidade de Erechim-RS. O estudo traz à tona as vivências de pacientes durante o processo de hospitalização e os sentimentos que emergem diante da doença e da intervenção cirúrgica. Destaca-se, na fala dos pacientes, enunciações relacionadas a crenças religiosas e reflete-se sobre a função da construção desse tipo de resposta frente à situação de desamparo vivida. Ressalta-se o trabalho do psicólogo hospitalar como o de catalisador das aflições sustentadas pelos pacientes, possibilitando a estes um espaço onde o sujeito possa ser considerado além de sua patologia, além de um corpo objetalizado sobre o qual ocorrerá uma intervenção cirúrgica, resgatando o sujeito desejante.

Palavras-chave : Psicologia Hospitalar; Pacientes Cirúrgicos; Religiosidade; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )