SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número especialQuestionando o futuro: as representações sociais de jovens estudantesA representação social do trabalho do enfermeiro na programação em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

MIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes de  e  FUREGATO, Antonia Regina Ferreira. Representações sociais da atuação do enfermeiro psiquiátrico no cotidiano. Psicol. teor. prat. [online]. 2004, vol.6, n.spe, pp.67-78. ISSN 1516-3687.

Captar a atuação cotidiana do profissional enfermeiro e suas representações sociais no contexto institucional psiquiátrico foi o objetivo desta pesquisa. Utilizou-se instrumento projetivo (TSC) com 16 cenas que retratam a atuação do enfermeiro no contexto institucional. Os sujeitos foram 17 enfermeiros assistenciais de cinco instituições psiquiátricas do município de Ribeirão Preto e 17 enfermeiros doutorandos em Enfermagem Psiquiátrica, atendendo aos critérios éticos. Os achados foram submetidos à análise de conteúdo e à análise léxica do ALCESTE, com o suporte teórico das representações sociais. Os resultados mostram que o enfermeiro atua junto ao doente mental utilizando-se de artifícios mediados pelas relações técnicas, interpessoais, interacionais e institucionais. Considerando as permanências e diversidades de sua atuação, observa-se o afastamento do enfermeiro do objeto central do seu trabalho, o doente mental. Os elementos periféricos sustentam sua posição. Emanam desses resultados as representações sociais polêmicas, mediadas pela teoria implícita da dissonância cognitiva.

Palavras-chave : Enfermagem; Saúde mental; Representações sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )