SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2As orientações metodológicas dos professores: relação entre as dimensões da prática e a percepção dos resultadosO papel da mídia brasileira na construção das representações sociais de segurança alimentar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

OLIVEIRA, Denize Cristina de  e  COSTA, Tadeu Lessa da. A zona muda das representações sociais sobre o portador de HIV/AIDS: elementos normativos e contranormativos do pensamento social. Psicol. teor. prat. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp.73-91. ISSN 1516-3687.

Trata-se de um estudo quali-quantitativo, descritivo, tendo por objetivo analisar o conteúdo e a estrutura das representações sociais de enfermeiros acerca da pessoa com HIV/AIDS, considerando seus elementos explicitados e não explicitados (zona muda). Teve por sujeitos 150 enfermeiros de um hospital universitário do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados, aplicou-se a técnica de evocações livres e a de substituição. Para análise dos dados, utilizou-se o Quadro de Quatro Casas e comparou-se estatisticamente o conjunto das evocações tradicionais e em situação de substituição, com auxílio do software EVOC. Como elementos provavelmente centrais na representação, em coleta tradicional, emergiram: educação em saúde, proteção profissional e tratamento. Para a substituição, destacaram-se: medo, preconceito e homossexualidade, que consistiram, entre outros, em possíveis elementos de zona muda. Concluiu-se que o método empregado mostrou-se profícuo para um aprofundamento nos estudos de representações sociais do HIV/AIDS.

Palavras-chave : Síndrome da imunodeficiência adquirida; Portador; Representações sociais; EVOC; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )