SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Precisão entre avaliadores e pelo método teste-reteste no Bender-Sistema de Pontuação GradualDoença de Crohn e retocolite ulcerativa inespecífica: alexitimia e adaptação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SA, Celso Pereira de et al. A memória histórica do Regime Militar em três gerações: conteúdos factuais e juízos críticos. Psicol. teor. prat. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.36-51. ISSN 1516-3687.

São apresentados e discutidos os resultados de uma pesquisa sobre a memória histórica do Regime Militar no Rio de Janeiro. Os dados foram obtidos por meio de questionário aplicado a 201 sujeitos adultos, 207 idosos e 434 jovens. A análise dos dados realizou- se com base nas freqüências, em termos percentuais, de distribuição das respostas dos sujeitos pertencentes aos diferentes grupos etários, e, em cada um destes, dos sujeitos pertencentes a conjuntos de distintos níveis de escolaridade e orientações políticas. Os resultados mostram que a amplitude e a precisão na lembrança dos fatos e circunstâncias do período em questão decresce dos idosos para os adultos e destes para os jovens. A consistência dos juízos críticos sobre o Regime Militar decresce dos jovens para os idosos e destes para os adultos. A discussão dos resultados leva em consideração as características dos processos psicossociais de construção da memória histórica nos três diferentes conjuntos geracionais.

Palavras-chave : Memória social; Memória histórica; Representações sociais; Regime militar; Gerações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )