SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1O processo de revelação do abuso sexual na percepção de mães índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

FERREIRA, Roberta Albuquerque; LIRA, Nadielle de Paula Moura; SIQUEIRA, Ana Luiza Nogueira  e  QUEIROZ, Elizabeth. Percepções de psicólogos da saúde em relação aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes diante da morte. Psicol. teor. prat. [online]. 2013, vol.15, n.1, pp.65-75. ISSN 1516-3687.

A inserção do psicólogo na área da saúde trouxe para esse profissional uma demanda de trabalho com a morte, não diretamente atendida por sua formação. O presente estudo objetivou identificar a percepção de psicólogos que atuam em hospitais vinculados à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, quanto aos conhecimentos, às habilidades e às atitudes relacionados à morte. Participaram da pesquisa 15 psicólogos de quatro hospitais, que responderam a uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados em categorias temáticas. Foram identificadas as seguintes categorias: formação para o trabalho com a morte; aspectos pessoais relacionados à morte; impacto da morte no profissional e na equipe; aspectos que acarretam desgaste físico e/ou emocional; a realidade do trabalho com a morte. O sofrimento vivenciado diante da morte de pacientes e das respostas dos familiares traz a necessidade de formação dirigida para o tema, tanto para os psicólogos quanto para os demais profissionais que compõem a equipe de saúde.

Palavras-chave : atitude diante da morte; assistência terminal; educação em saúde; relações profissional-paciente; relações profissional-família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )