SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Personalidade e comportamentos de risco de motoristas: diferenças entre sexosPesquisa em representações sociais no Brasil: cartografia dos grupos registrados no CNPq índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

NUNES, Maiana Farias Oliveira; PIRES, Jeferson Gervasio; AZEVEDO, Maria Cecília  e  HUTZ, Claudio Simon. Satisfação e autonomia nas atividades de lazer entre universitários. Psicol. teor. prat. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp.91-103. ISSN 1516-3687.

As atividades de lazer são definidas individualmente, recebem diversas influências sociais e culturais, e são guiadas no sentido da satisfação de necessidades pessoais e da obtenção de prazer. Estudos sobre o lazer podem auxiliar na elaboração de políticas públicas e de intervenções profissionais que promovam alternativas saudáveis de lazer. Esta pesquisa objetivou fazer um levantamento das atividades de lazer desenvolvidas por universitários e do grau de satisfação e autonomia para realização delas. Por meio da internet, coletaram-se dados de 273 estudantes universitários, de diversos Estados brasileiros. Verificou-se que o conceito de lazer é relacionado com o tempo livre de obrigações e que a escolha das atividades de lazer está relacionada com variáveis como sexo, se o sujeito trabalha e se tem filhos, além do status socioeconômico percebido. Na discussão dos dados, consideram-se os seguintes fatores: a interpretação das pessoas sobre o lazer, as motivações para as escolhas de atividades e a satisfação com atividades.

Palavras-chave : lazer; estudante universitário; qualidade de vida; atividades cotidianas; tempo livre.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )